Se acabaste de começar como freelancer, vais querer começar da forma certa, enveredando pelo percurso profissional que gera o rendimento mais elevado, certo?
Muitos novos freelancers pensam assim. E faz sentido, não faz?
No entanto, é muito mais complicado do que isso. Só porque uma competência tem mais procura ou paga melhor do que as outras, não significa necessariamente que seja o melhor caminho a seguir.
Há uma razão pela qual alguns escritores recebem $5 no Fiverr para escrever um artigo de 1000 palavras enquanto outros ganham $100 pelo mesmo trabalho noutro sítio qualquer.
Ser bem pago depende do nível de competências, da experiência e da qualidade do trabalho que tens para oferecer.
Dito isto, também é importante que conheças o mercado e que vejas que tipo de trabalhos e competências são mais bem pagos, para que possas talvez começar a aprender uma nova competência ou a planear uma futura carreira de freelancer.
Para aqueles que estão interessados em obter um rendimento estável ou em reformar-se cedo, eis os trabalhos mais bem remunerados na indústria freelance.
1. Programação e Desenvolvimento de Software
Os trabalhos na área da programação, especialmente o desenvolvimento de software e de aplicações móveis, são os mais bem renumerados no âmbito do trabalho freelancer. Isto deve-se ao facto de ser uma competência bastante difícil de dominar e de não haver por aí muitos bons programadores. Assim, há uma grande procura de programadores de qualidade.
Se queres obter um rendimento como James, começa a aprender a codificar. E não estou a falar de aprenderes através de cursos gratuitos no CodeAcademy nem no Udemy. Só te ensinarão o básico. Para desenvolveres competências de codificação apropriadas, terás de investir algum dinheiro e tempo na aprendizagem e na prática.
Evidentemente, não poderás começar logo a cobrar 1000 $ à hora. Terás de construir a tua reputação gradualmente. Se tiveres sólidos conhecimentos de linguagens de programação como iOS e WebGL, poderás começar a cobrar cerca de 150 $ à hora ou mais.
Segundo um inquérito recente do UpWork, os criadores de Bitcoin também têm muita procura. A maioria dos criadores de Bitcoin ganham mais de 200 US$ à hora.
2. Vídeo marketing para redes sociais
Numa surpreendente viragem dos acontecimentos, nasceu uma nova competência — “vídeo marketing para redes sociais”. E por uma boa razão.
Uma pesquisa rápida na plataforma mostrou que esta competência rende mais de 150 $ à hora aos profissionais de marketing.
Não é surpreendente que seja uma competência muito requisitada — especialmente, devido ao aumento do marketing de conteúdo de vídeo. O facto de os canais das redes sociais, como o TikTok, o Instagram vídeo e o YouTube, estarem em alta assegurará que esta competência se mantém relevante durante muitos anos.
Se souberes criar conteúdo de vídeo, otimizando-o para SEO, e cativando audiências com novas ideias e estratégias de marketing, esta competência ajudará a trazer-te muitos trabalhos.
3. Design e Desenvolvimento Web
Há uma grande procura de web designers. Porém, é importante notar que, neste momento, a indústria de web design em regime freelance já está bastante lotada, pois é fácil aprender a fazer web design e começar a codificar sites.
A melhor estratégia seria encontrares um nicho na área. É provável que consigas ganhar mais se ofereceres os serviços certos aos clientes certos.
4. Marketing / Escrita de Conteúdo
Graças ao rápido crescimento das tendências de marketing online e ao desenvolvimento de novas metodologias, como o Inbound Marketing, a escrita de conteúdos é agora considerada um dos campos mais interessantes para os freelancers.
No entanto, nem todos são bons escritores. É preciso escrever muito, ler muito, e, acima de tudo, é preciso ter uma mente criativa para escrever artigos incríveis que paguem bem. O teu mestrado em literatura e as competências de redação de ensaios que te valem um 20 na faculdade também não te servirão de nada quando estiveres a trabalhar online.
Continua a ler o artigo para descobrires mais tipos de oferta de trabalho online remunerado em Portugal.
5. Design Gráfico
O design gráfico ocupa o número 2 na lista de competências mais solicitadas do UpWork. E, se olhares para os freelancers de topo na categoria de design gráfico do Upwork, verás alguns freelancers que ganham até 85 $ à hora a fazer trabalhos de design.
Hoje em dia, o design de infográficos tem mais procura. O design de logotipos, o design de ícones e as ilustrações também pagam bastante bem. Todavia, tal como sucede com a escrita de conteúdos, para te tornares um designer gráfico de qualidade, terás de desenvolver um bom olho para o design.
6. Copywriting
Os copywriters são diferentes dos profissionais de marketing e dos escritores de conteúdos. Estes freelancers especializam-se na escrita de conteúdos para páginas web, descrições de produtos, serviços, etc.
As tarifas para copywriters dependem do nível de experiência e competência de cada freelancer.
Se olhares para a lista do UpWork de copywriters de topo, notarás que cobram entre 15 $ a 100 $ à hora por trabalhos de copywriting.
7. Editores de vídeo
Nos EUA, os editores de vídeo em regime freelance ganham cerca de 72 000 $ por ano, enquanto os editores de vídeo mais experientes ganham cerca de 122 000 $ por ano.
A procura de editores de vídeo a trabalhar na indústria freelance aumentou nos últimos anos, graças às oportunidades apresentadas por plataformas como o YouTube, o Facebook e o Instagram.
Se perceberes de montagem de videoclipes e de criação de conteúdos de vídeo fantásticos, esta pode ser uma ótima carreira à prova do tempo na qual podes ingressar.
Um Pequeno Conselho
As pessoas estão sempre à procura de formas de enriquecer rapidamente. É possível que lhes estejam a começar a subir à cabeça todas as histórias sobre aquisições de start-ups bilionárias e sobre como alguns indivíduos fazem milhões rapidamente com aplicações para smartphones.
Como resultado da propaganda mediática, não veem a valiosa mensagem oculta no âmago de todas estas histórias de sucesso: ganhar dinheiro requer Trabalho Árduo.
Pensavas que o WhatsApp se tinha tornado uma aplicação de 20 biliões de dólares de um dia para o outro? Foram precisos mais de 4 anos para chegar lá. Mark Zuckerberg demorou quase 5 anos a fazer do Facebook um sucesso. Nos primeiros anos, nem sequer ganhou dinheiro através da plataforma.
A moral da história é: não tentes seguir uma carreira só porque paga bem. Se quiseres construir um rendimento estável e sobreviver como freelancer, opta por fazer um trabalho pelo qual tenhas paixão, que te deixe sempre entusiasmado, que te desafie a aprender algo novo todos os dias.
Será a paixão e desejo ardente que tens dentro de ti que te motivarão a ser melhor naquilo que fazes e a melhorar as tuas competências, levando-te eventualmente a ganhar mais do que nunca.
Também deves aprender a ser paciente. Afinal de contas, levará algum tempo até começares a ganhar um rendimento estável. E lembra-te, só terás de trabalhar arduamente durante um curto período de tempo. Depois, será canja.