SEO. O termo menos excitante no mundo das artes.
Se tivesse de escolher entre trabalhar no seu estúdio e trabalhar em SEO, estamos dispostos a apostar que dez em cada dez artistas escolherão sempre trabalhar no seu estúdio.
Mas, uma vez que SEO compõe muito do que vemos e interagimos na web, é importante evitar empurrá-lo sempre para o fim da sua lista de prioridades.
Não importa o quão fantástica é a sua obra de arte ou quão belo é o seu website se não estiver otimizado para que os seus colecionadores ideais o encontrem.
É por isso que, com ajuda da equipa de consultores de SEO da Local SEO Portugal, elaboramos um mini guia intensivo com as melhores dicas a seguir a fim de melhorar o seu SEO e fazer mais vendas ao longo do tempo.
1. Descubra as suas palavras-chave, alvos, e audiência.
Tire os primeiros 15 minutos do seu dia para pensar no público para o seu trabalho artístico. São eles jovens, nervosos e interessados em peças de baixo custo ou proprietários à procura de uma peça de investimento? O seu público e os seus interesses serão o que impulsiona as suas palavras-chave SEO.
Utilizará estas palavras-chave no seu website, nas suas imagens, e no seu conteúdo – por isso, certifique-se de que começa aqui.
2. Acrescentar esses termos chave SEO às etiquetas de título, etiquetas de imagem, etc.
Muito bem! Então, passou pelo primeiro exercício de encontrar as suas palavras-chave e está pronto para encontrar o público ideal para o seu trabalho artístico.
Aqui vem a parte divertida (leia-se: entediante).
O segundo passo é adicionar estas etiquetas às etiquetas de título no seu website. Isto diz ao Google como arquivar a sua página web online.
3. Demonstre o valor das suas páginas através da partilha do seu conteúdo e da criação de links.
O Google não tem medo de um concurso de popularidade. Favorecem conteúdos e páginas que são valorizadas (valor para Google=cliques) e classificarão estas páginas mais alto, pois assumem que a maioria das pessoas considerou estas páginas úteis para a sua pesquisa.
Isto significa que vai querer olhos nas suas páginas. Não tenha medo de partilhar o seu blogue e portfólio com o seu público online – como é que eles sabem que os atualizou se não os deixar saber! Também pode incluir as atualizações do seu portfólio e secção de notícias numa newsletter para o seu público. Isto não só informará e manterá os seus clientes informados, como também assinalará a sua página como relevante para os motores de busca.
Também pode usar links para dizer ao Google que a sua página é valiosa.
Link para outras notícias e para o seu portfólio a partir dos seus artigos e atualizações. Isto mostrará que o seu conteúdo é relevante.
4. Cultivar a consistência e a paciência.
Uma vez que tudo na Internet é atendido com resultados rápidos e gratificação instantânea, pode esperar que a SEO aja da mesma forma. Não é esse o caso.
SEO pode demorar alguns meses a construir e desenvolver à medida que as suas ligações se tornam mais credíveis e autoritárias.
É definitivamente uma maratona e não um sprint, mas o pagamento também será duradouro.
Tal como qualquer plano de exercício ou dieta, terá de ser consistente nos seus esforços para obter resultados. Atualize regularmente a sua página de notícias ou blogue, adicione obras ao seu portfólio, partilhe a sua página nos seus canais de redes sociais e certifique-se de que o seu conteúdo é relevante. As pequenas ações ao longo do tempo somam-se. E fique entusiasmado! SEO não é glamoroso, mas irá colher-lhe os benefícios que procura para o seu negócio de arte.