Um grande número de grandes empresas de diferentes setores, como o Facebook, Ford Motors e Microsoft, anunciaram planos para lidar com a vida profissional pós-pandemia. Isto implica oferecer a opção para as pessoas trabalharem remotamente, no escritório ou uma combinação dos dois. Em alguns casos atípicos, como no Spotify e no Twitter, estão a permitir que os seus colaboradores trabalhem remotamente ou onde quiserem — para sempre.
Se, coletivamente, apenas 20% a 40% dos trabalhadores optarem por trabalhar total ou parcialmente a partir de casa, pode haver consequências que mudem a vida.
Melhor saúde Mental, Física e Emocional
A maior mudança seria a grande melhoria da saúde mental, emocional e física e do bem-estar dos trabalhadores. Arrastar duas horas de ida e volta da sua vida para o escritório tem um preço. Perdes centenas de horas da tua vida todos os anos. O desgaste de ficar preso no trânsito, preso em comboios e autocarros, inalar fumos de emissão de automóveis e stressar por estar atrasado, enfraquece o sistema imunitário e deixa-o irritado, cansado e doente.
Sem a deslocação e sentados no mesmo lugar por mais de oito horas, as pessoas desfrutarão de uma maior qualidade de vida. Teriam mais tempo para passar com a família e amigos. Como o seu chefe não vai respirar pelo seu pescoço, pode estar relaxado perto do seu cônjuge, parceiro e filhos. Pela primeira vez em muito tempo, poderá ouvir o que os seus entes queridos têm a dizer sem interrupções incessantes dos colegas de trabalho. Ajudar as crianças com os trabalhos de casa não será um fardo, já que não o faz às 22h depois de um longo dia de trabalho no escritório.
Agora que o Zoom e outros softwares e tecnologias de telecomunicações são ubíquos e aceitáveis para os negócios, não há a mesma pressão para fazer voos de emergência para os clientes. Sair para jantar e beber depois de um longo dia no escritório também não será tão necessário, como era em pré-pandemia.
O tempo extra ganho pode ser dedicado a ajudar a sua comunidade. Vamos reparar em mais pessoas a criar novos passatempos e a voltar ao desporto que costumavam praticar, mas que tiveram de parar, já que já não tinham tempo. Como nação, começaremos a descomprimir. Em vez de comermos um hambúrguer e comida de plástico ao almoço na mercearia da esquina local, seremos capazes de fazer uma refeição agradável e saudável com ingredientes frescos. Haverá tempo para correr, andar de bicicleta, fazer yoga e fazer uma longa caminhada para apanhar um pouco de ar fresco.
Continue a ler o artigo para conhecer mais benefícios do trabalho remoto.
Sair das Cidades
Já vimos pessoas a deixarem as cidades cheias de pessoas. À medida que o trabalho remoto em Portugal se torna uma realidade a longo prazo, mais gente optará por abandonar os caros e pequenos apartamentos e voar para subúrbios arborizados e locais rurais pitorescos.
Uma atração adicional é que, fora das grandes áreas metropolitanas, os impostos são significativamente mais baixos, assim como o custo geral de vida. Estas áreas, especialmente locais com sol e tempo quente durante todo o ano, vão crescer rapidamente. Entretanto, os preços dos imóveis na cidade vão descer precipitadamente. Pode ser preciso um esforço conjunto das principais corporações e políticos para impedir esta onda de saída das pessoas e a necessidade de os atrair de volta.
Aqueles que trabalham fora das suas casas há mais de um ano podem tornar-se mais aventureiros. Algumas destas pessoas podem decidir que procuram uma aventura divertida. Tornar-se-ão nómadas digitais e viajarão pelo país ou mudar-se-ão temporariamente para países estrangeiros para uma nova e excitante experiência.
Seguir o Significado e o Propósito
A pandemia serviu como um acelerador às tendências pré-existentes. Os Baby Boomers eram focados nos seus empregos e carreiras. É diferente para os Millennials e a Geração Z que estão agora a entrar no mercado de trabalho.
Com a aceitação do trabalho remoto em Portugal, outras possibilidades são abertas. Os jovens procurarão empresas que ofereçam empregos que sejam significativos e sirvam um propósito maior. Não aceitam empregos baseados apenas no dinheiro. Querem que a sua empresa defenda valores sociais e políticos semelhantes aos que detêm.
O surto do vírus e o acompanhamento de casos e mortes de Covid-19 fizeram com que as pessoas de todas as idades priorizassem as suas vidas. Compreendem muito bem como a vida é frágil e fugaz. Será uma era de pessoas a reinventarem-se, a mudarem de emprego e de carreira e a apostarem em novas indústrias. Alguns voltarão para a escola, aprenderão novas competências e farão um novo começo.
Haverá um otimismo renovado. Em vez da desgraça e do desânimo implacáveis, ficaremos muito contentes por a maioria dos cidadãos estarem vacinados e, agora, ser possível ir ao cinema, a restaurantes, a concertos e a outros eventos. Os trabalhadores em licença serão trazidos de volta e novos postos de trabalho serão criados. Será como os anos 20 após a Gripe Espanhola e a Primeira Guerra Mundial – um tempo de renascimento, alegria e possibilidades ilimitadas.